quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

As Sensações

A turma do 4º ano A da escola da Constituição ouviu uma história e gostou muito. Fez uma listagem das sensações experimentadas pela personagem, escolheu algumas delas e construiu textos poéticos.

O Carinho

É rosa como a flor
E amável como o amor
Tem o sabor a canela
E cheira a flor de jasmim amarela.

Ora quente, ora frio
Tem um som cristalino
E peso de uma pena
E faz-me sentir calma e serena.

Gabriela Almeida

O AMOR

É vermelho como o sangue
É branco como a margarida
Tem o sabor a girassóis
E cheira a alegria.

Ora ameno, ora quente
Tem o som límpido como o piano
O peso dos gestos mentirosos
E faz-me sentir bem e alegre.

Pedro Marques

O Medo

O medo é um sentimento,
Que todos nós conhecemos
É negro como o carvão,
E desde pequenos conhecemos.

Um dia eu conheci,
O grande monstro do medo,
Bastou um “buu”para me assustar
Era mesmo um monstro azedo!

Medo cheira a cebola,
É frio como um cubo de gelo,
Nunca nos dá liberdade
Fujo só mesmo de vê-lo!

Quando o medo fala comigo,
Tem voz grossa parece um tambor.
Pesa quase uma tonelada
Se vem para mim estou tramada!

O medo faz-me sentir triste,
Ou feliz quando o vou combater,
Sinto-me um cavaleiro andante,
E medo deixo de ter!

Rita Martins

A Sede

É branca como a neve
É transparente como a água
Tem o sabor a pão
E cheira a feno molhado.

Ora está fria, ora está quente
Tem o som cristalino do violino,
Tem o peso da lã
Faz-me sentir mal, quando a tenho!

Júlio Miranda

O Orgulho

É cor-de-rosa como uma flor
É vaidoso como as raparigas,
Tem sabor a hambúrguer
E tem cheiro a urtigas.

É quente, muito quente
Tem sons de um tambor,
Não tem peso, nenhum peso
É mágico como o amor.

Eduardo Barbosa

A Coragem

A coragem é um sentimento
Que está bem dentro de nós
Quando surge um intruso
Dá – lhe vontade de levantar a voz.

Fala muito, muito alto
Faz tudo isso em vão
Fala pela vez dos outros
Só para chamar a atenção.

É forte como o vento
É forte como o mar
Mas continua um sentimento
Que todos gostam de mostrar.

Fátima Manso


E B 1 da Constituição, 4º ano A,
Prof. Regina Miranda

1 comentário:

PNEP - AVIL disse...

Parabéns! Os vossos poemas ficaram lindíssimos. Continuem. Adoro ler os vossos textos. Um beijinho
Ana Isabel