quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Produção de texto

Inventa um nome para a terra do “eiro”e uma história passada nessa terra em que as pessoas e coisas se designam por palavras com os sufixos “eiro” “eira”.

A terra do Açucareiro

Numa terra chamada Açucareiro, todos eram gordos e adoravam os cozinhados do cozinheiro João Matreiro.
No mês de Fevereiro foram para aquela terra três crianças que vieram da terra do Moleiro. Essas crianças adoravam doces, mas como naquela terra havia tantos, começaram a ficar enjoadas.
Os três amigos fizeram de tudo para o cozinheiro substituir os doces e as calorias pelos vegetais e assim terem uma alimentação saudável. Como não conseguiram, decidiram ir pedir ao presidente para substituir o cozinheiro João Matreiro pelo senhor Pauleiro. Como o cozinheiro João já era velho, o presidente mandou-o para a reforma. O cozinheiro Pauleiro foi substituí-lo. A partir daí todos começaram a comer comida sem sal, rica em proteínas e vitaminas.
Todos gostaram daquele tipo de comida e aquela terra passou a chamar-se Vitamineira. E o problema de obesidade deixou de ser vulgar lá para aquelas terras.

Ana Sofia 4º ano A
Escola da Constituição

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O ciclo do tempo

Hoje está um dia mesmo muito frio! Mas não é de admirar, pois já chegou o nosso amigo Inverno. Este velhinho traz o frio consigo, por todo o lado onde passa, deixa tudo branquinho. Mas a nossa sorte é que ele não demora muito a ir embora. Três meses passam depressa e eis que surge a sua amiga Primavera. Esta chega cheia de alegria e traz consigo as flores e o tempo agradável.
O tempo foi passando e UFF... Que calor! Chegou finalmente o Verão. Tempo de ir à praia, apanhar banhos de sol e de mar. Mas, tem cuidado pois podes apanhar um escalão.
Olha que pena… As férias já lá vão e teremos que regressar a escola. Por outro lado também é bom, pois vamos reencontrar os nossos velhos amigos, conhecer outros, e dar as boas vindas ao Outono. Ele vem dar cor à Natureza: no chão formando lindos tapetes de folhas; nas árvores, as folhas que restam ficam de diferentes tons (castanho, verde, amarelo, cor-de-laranja…).
E este ciclo vai-se repetindo ano após ano. Assim vamos vivendo o nosso dia a dia…
Turma do 4ºano A – Professora Regina
Escola da Constituição